quarta-feira, 2 de março de 2011

A revolução do design no industrial


A revolução industrial foi a transformação na forma de produzir o que antes estava de forma mais espalhada, e mesmo assim já existente, a primeira revolução industrial fez com que formasse um aglomerado de maquinas nos centros urbanos, forçando assim o surgimento de uma nova sociedade onde se misturavam diferentes culturas interioranas.
Essas culturas foram se misturando e proporcionou novas mudanças na sociedade, e justamente essa mistura de culturas, que surge  antes mesmo da 1ª revolução industrial (1760 a 1850), que fez a criação da revolução e das próximas revoluções industriais, mas também a variação e evolução da sociedade em um todo.
Antes mesmo da revolução, com o acréscimo de pessoas acompanhado a ligação de pequenas vilas próximas para a formação das primeiras “Metrópoles”  fazendo a troca de idéias, experiências e culturas. Essa mistura de conhecimento modificou o mundo, primeiro com as indústrias de tecelagem na sua primeira fase (1760), depois com o surgimento das novas formas de energia, como hidrelétrica e combustíveis fósseis (derivado do petróleo) (1850) e na terceira parte (1900) com as inovações tecnológicas até a informatização.
Mas tudo isso a maioria das pessoas já sabem, o que a maioria não sabe é da influencia da revolução industrial  em cima das diferentes áreas de trabalho. Tais como administração, mecanização, arquitetura e design.
Com a revolução industrial, a necessidade de otimização de um projeto faz surgir o design, que iria influenciar dentro das etapas de execução de produção. Existindo a divisão de tarefas dentro da industria, diminuindo o tempo e desenvolvendo etapas que estariam desde a criação até a execução, essas mudanças e necessidades diferentes fazem com que o design contribua com a industrialização, melhorando e ampliando as produções financeiras.
Essas alterações no sistema social fazem com que o design busque algumas alterações para necessidade da área, tais como reformulando as leis de patente e copyright no século XIX, por motivos principais relacionados a pirataria e o reaproveitamento de um mesmo projeto fazendo o lucro ser instável.
Tais leis ao longo do tempo foram abrangendo todo o mundo, fazendo um alimento da valorização do Design uma forma de melhorar a defesa contra a pirataria e desenvolvimento aprimorado em objetos diversos, desde uma cadeira até as armas de fogo, pois com o design, vinham os objetos ergonômicos e de aspectos mais visuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário